quinta-feira, 3 de setembro de 2015

QUINTA QUESTÃO - PIRATAS DA SOMÁLIA NA ÁFRICA – HERÓIS OU BANDIDOS?

 PIRATAS DA SOMÁLIA NA ÁFRICA –             HERÓIS OU BANDIDOS?
A humanidade vem regredindo a cada dia, assistimos absurdos sendo cometidos pela insensatez humana, pela ganância, pelo dinheiro e pelo poder.  Desde crianças nos ensinam que somos todos irmãos, o Deus que a maioria das pessoas são devotos, defende que o “amor” é nosso maior legado e que deve ser aplicado no dia a dia aqui na terra.
No entanto o que temos como realidade é completamente o oposto, as pessoas se tornam cada vez menores nos sentimentos, o ódio, a intolerância é cada vez mais externada nas pessoas. Barbaridades que só conhecíamos nos livros de história acontecendo nos dias de hoje, onde se esperava com esta tal modernidade que os direitos humanos fossem assegurados cada vez mais.
Não enxergo avanços nas pessoas ou grande parte delas para ser justo.  As grandes nações continuam massacrando os Países menores, roubando suas riquezas em troca de proporcionar o poder para alguns alienados que vendem a liberdade de seu povo para atender suas ambições pessoais. Foi o caso do ditador Siad Barré da Somália quando apoiado pelo EUA toma o poder do país no ano de 1969 através de um golpe militar. A paga por este apoio foi à permissão para que os EUA explorassem o petróleo na região.
Recentemente realizei uma pesquisa sobre os “Piratas da Somália”, visto que a noção que temos que nos é repassada através da imprensa, é que estes são homens maus, que sequestram navios para exigir resgates das embarcações que por ali trafegam por vandalismo. Para os jornalistas estes são os grandes malfeitores. Se vocês conhecerem a verdadeira história saberá que tudo não passa de uma grande farsa, uma imensa injustiça feita com aquele que é  o país mais pobre do mundo.

 Desde sua descoberta que este pequeno País vem sendo explorado, por ter uma localização estratégica.  A Somália esta situada em uma posição geoestratégica no corno da África por onde passam cerca de 20 mil embarcações vindas da Ásia e Europa. Porém por conta da sua fragilidade politica grandes embarcações realizam a pesca predatória nas aguas oceânicas pertencentes aquele país. Estes saques  são realizadas por grandes empresas da Europa e Ásia levando dos mares da Somália cerca de $ 450 milhões de dólares por ano gerados com a pesca ilegal, não ficando um único centavo para o povo da Somália,   contribuindo para o empobrecimento ainda maior  daquele país africano. Outra maldade causada a este País é que a Espanha durante anos utilizava os mares da Somália para despejar resíduos radioativos na sua encosta, que foi descoberto depois por uma fatalidade,  um Tsunami ocorrido naquela região que levou para a costa do país os milhares de  galões com  lixo tóxico,  revelando o crime que estavam fazendo com esta pobre nação.

Com a irradiação milhares de pessoas morreram e sofrem até hoje com as consequências da radioatividade. O país entrou com uma representação contra estes invasores na ONU, que constatou a gravidade, mais nada fizeram para impedir a continuidade dos crimes até hoje.
Então os Somalis vendo sua matéria prima da pesca sendo saqueadas e seus limites servindo para deposito de material radioativo, vendo seu povo empobrecendo cada vez mais partiram para o contra ataque, a máxima “se me atacam eu me defendo” e por ser um País com várias facções e muitas armas, devido a anos de conflitos, ficou fácil criar grupos que se laçaram ao mar para expulsar os invasores e exigir recompensas para a devolução de embarcações ou tripulantes. Isso toda nação do mundo faria, defenderia suas fronteiras, mais parece que é proibido se o País é pobre. Isso é parte da grande hipocrisia do mundo.
Os ataques tem o apoio de 75% da população da Somália, pois os supostos piratas dividem o que conseguem com os moradores. Os países invasores representados pela França e a Espanha vendo seus lucros diminuírem entram com uma representação contra a Somália na ONU e pasmem os invasores querendo reparação dos invadidos e desta vez a ONU atende. Permitindo que se crie uma guarda marítima para expulsar os Somalis.
A inversão do caso é vergonhosa, os oprimidos sendo julgados pelos opressores.
Pirata é aquele que saqueia os outros barcos roubando-lhes o tesouro, quem é o pirata neste caso? Eu os chamo de heróis que merecem uma forte intervenção internacional para sua causa. Que sejam expulsos os verdadeiros piratas Europeus e Asiáticos, que seja providenciada grandes indenizações dos piratas a este país para que possa ser amenizado o sofrimento desta nação.  
 Texto: Claudio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...