terça-feira, 25 de agosto de 2015

Sessão Plenária da Câmara Municipal de Baturité


 Na sessão plenária desta segunda-feira 24, na Câmara de Vereadores ocorreu de maneira tranquila, novamente foi curta, algo em torno de 50 minutos e pouco produtiva. Desta vez foram apresentados projetos dos vereadores, inclusive a  aprovação por unanimidade de quatro projetos de autoria do Vereador  Herberlh Mota.

Os projetos aprovados foram: Aumento da Licença paternidade para 30 dias, Isenção de Alvarás de funcionamento para Igrejas e Templos religiosos, prioridade no atendimento de idosos, gestantes e outros em instituições públicas e privadas e a criação da Escola Legislativa de Baturité (ELEB).


Com relação à prioridade de atendimento a idosos e gestantes nas repartições, essa lei já existe a nível nacional através da LEI No 10.048, DE 8 DE NOVEMBRO DE 2000, que já trata deste mesmo assunto, o projeto inclui pequenos acréscimos, como exemplo o de que hoje as repartições são obrigadas a ter um caixa exclusivo para o atendimento dos cidadãos alcançados pela lei, com o projeto todos os caixas teriam que ser disponibilizados para atendimento preferencial.. 
A isenção de alvarás para Igrejas e templos religiosos somente retira mais recursos do já tão sofrido município. 
Uma boa iniciativa do vereador Herberlh Mota é a criação da Escola Legislativa de Baturité (ELEB), que segundo o vereador tem por finalidade proporcionar cursos de capacitação a servidores, vereadores, funcionários, estudantes e população em geral.  É uma necessidade realmente importante, e os vereadores deveriam ser os primeiros a frequentar esta escola, bem como os candidatos a vereadores de vereadores câmara de Baturité. O interessante é que  o vereador autor do projeto da Escola Legislativa de Baturité, fez com isso uma demonstração das funções de um vereador, que é a de criar projetos para melhorar a vida dos munícipes, a outra importante função que parece ser esquecida pelos vereadores atuais é a de fiscalizar o poder executivo.
O vereador Ozanam Moreira apresentou um projeto em que autoriza o executivo e equipara os salários de quatro funcionários fisioterapeutas que trabalham no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Estes fisioterapeutas já a algum tempo reclamavam essa equiparação que seria um aumento de 20 para 30 hs semanais e igualdade de  salários que outros dois profissionais desta área já recebem. O projeto do vereador foi aprovado por unanimidade.
O vereador Renaldo Braga fez um requerimento verbal para que fosse feita pela câmara de vereadores um poço profundo para atender a Câmara municipal e os moradores circunvizinhos .
E assim aconteceu a sessão do Legislativo baturiteense, desta vez a sessão ocorreu sem os espetáculos de agressões entre os vereadores e o desrespeito com os cidadãos que se deslocam de suas casas para assistir a sessão da câmara municipal. 

Texto: Claudio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...